domingo, 3 de junho de 2007

Ciúme, A Erva Daninha na Arbitragem

O ciúme é um sentimento letal. Aos poucos ele se apodera e torna escravo aquele que a insegurança permitiu crescer.


Infelizmente o ciúme é um sentimento vivo dentro do universo da arbitragem. O árbitro vê o outro árbitro como adversário. Demonstra sua insegurança ao tomar conhecimento da escala, querendo pra si o jogo do companheiro, ao invés de desejar-lhe boa sorte.


O ciúme está intimamente relacionado à inveja, a diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda. O ciúme é um desconforto e raiva, e atormenta aquele que cobiça algo que outra pessoa tem. O ciúme esmaga a auto-estima e se torna em uma verdadeira erva daninha.


O árbitro deve evitar ser contaminado por esta “erva daninha”. O treinamento físico, o estudo e o espírito das regras, bem como o companheirismo, amizade e lealdade, forjados no seio familiar, formarão a vacina da imunidade contra esta praga.


O árbitro imune tem o respeito e admiração da classe. O árbitro imune ocupa seu tempo livre em prol da arbitragem. Este tempo livre é aquele da viagem longa, onde a equipe de arbitragem segue junta no mesmo carro, ônibus ou avião, tempo para o intercâmbio de informação. Tempo para o plano de trabalho a ser utilizado na partida. Tempo para se conhecerem melhor. Tempo da arbitragem de futebol.


O ciúme é venenoso. Ele atinge os árbitros inseguros. Os árbitros que abrem os ouvidos aos fofoqueiros, a famosa “rádio peão”, as intrigas, aos invejosos e principalmente aos derrotados, pois estes são os árbitros que se vestem de cordeiros e na verdade são lobos famintos, que se utilizam das oportunidades para se darem bem.


Somente a vacina não garante total imunidade. Que será obtida através da maturidade e do amor. Assim, esta erva daninha será banida do universo da arbitragem.



Valter Ferreira Mariano

FPF e ACAFCampinas - SP


2 comentários:

Anônimo disse...

Godoi, a única discordância que ainda tenho com você é o "Cidadão Paulistano" Eduardo José Farah,titulo que lhe foi concedido e foi por mim contestado,pois não encontro no mesmo qualidades para ser cidadão de minha cidade. No mais tenha em mim um aliado para terminarmos com a subsirviência dos arbitros pelas escalas recebidas e para serem inseridos no nquadro nacional e internacional.

Anônimo disse...

Caso venham a ter processar, conte comigo naquilo que for de meu conhecimento e saiba, em meu entender somente procaram a justiça os desprovidos de independência e base de argumentos e, este seu amigo faz parte da grande massa que acredita que justiça neste país é para: Preto-Puta - Pobre e os que dizem verdades com responsabilidade como é nosso caso.