domingo, 3 de junho de 2007

POR QUE ARAGÃO RESISTE TANTO EM ACEITAR A DERROTA?

Que vergonha! Segunda derrota consecutiva e José de Assis Aragão não quer desocupar a cadeira de presidente da Associação Nacional de Árbitros de Futebol-ANAF. Seria apego pelo cargo, falta do que fazer na vida ou medo de um novo relatório Pacaembu? Um homem de moral cai, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, já cantava Noite Ilustrada.E, para que ninguém me venha com ameaças de processo, no dia 18 de fevereiro, domingo de carnaval, às 12h36, recebi uma ligação telefônica de quem participou do processo eleitoral da ANAF.

A conversa durou 27min24s e, na condição de jornalista que sou, preservarei o nome do interlocutor.Fiquei sabendo que Aragão, após ser derrotado pela vontade e votos dos árbitros, recorreu ao estatuto provocando um segundo turno. Perdeu de novo pelo desejo e votos dos presidentes de sindicatos. Jorge Paulo de Oliveira Gomes recebeu 13 dos 20 votos. Placar que não deixa dúvidas.O ataque de Aragão ao eleitor foi pesado. Além de prometer computadores, impressoras, bandeiras eletrônicas e até dinheiro em espécie, recebeu ajuda do presidente da Federação Paulista de Futebol-FPF, Marco Polo Del Nero. Segundo quem me telefonou, algumas promessas foram cumpridas e o presidente da FPF mentiu ao falar em nome do presidente Ricardo Teixeira e do diretor Marco Antonio Teixeira, ambos da Confederação Brasileira de Futebol-CBF, pedindo a interferência de presidentes de Federações para que os sindicatos votassem em Aragão como candidato apoiado pela CBF.Não tendo motivos para duvidar do que ouvia e sabedor que a sede da ANAF em São Paulo está localizada em imóvel pertencente a FPF, torna-se fácil entender o apoio de Del Nero a Aragão.Estranho mesmo é pensar por que tanto empenho para manter Aragão no cargo, empenho esse partindo de uma Federação que teve alguns dos seus árbitros envolvidos em escândalos recentemente. Interessante, não? Quando a necessidade de resgatar a credibilidade da arbitragem no Brasil é enorme e muito difícil, recebo informações da compra de votos, mentiras, envolvimentos e uniões indevidas de poderes, colocando sob suspeita um processo eleitoral que deveria ser limpo, transparente, honesto.

Na própria composição da chapa de Aragão, percebe-se que nem os árbitros estão interessados em separar o que é bom do que é ruim. Jorge Rabelo, que um dia falsificou certidão de nascimento, CPF e RG, preside o Sindicato dos Árbitros do Rio de Janeiro e é o vice de Aragão. Quanta credibilidade!Depois do apoio explícito de Del Nero à reeleição de Aragão, dá para entender porque o comando da arbitragem paulista não está nas mãos de um árbitro, e a presença do Sergio Correia na Comissão de Arbitragem da FPF, ele que é presidente do Sindicato dos Árbitros de São Paulo e um dos eleitores do bi-derrotado José de Assis Aragão.

Por Oscar Godoi, colunista do site da Associação de Árbitros da Grande São Paulo


As informãções aqui contidas são de inteira responsabilidade do autor da coluna e nem sempre reflete a opinião do site.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigos do Godoy que ele cita no Milton Neves: Reinaldo Carneiro Bastos, aquele do Edilson e Gustavo Caetano Rogério, aquele que ajudou o Loebeling a fazer o relatório na casa dele. É muito coisa junta.